Estando responsável, entre outras funções, pela gestão e preservação das habitações municipais afetas ao regime de arrendamento apoiado, a Domus Social tem ao seu cuidado os bairros municipais da cidade do Porto.
Assim, a par dos processos de atribuição, transferência e ocupação destes fogos, a empresa dá também resposta às necessidades de manutenção corrente e preventiva, de maior ou menor escala, dos respetivos edifícios de habitação.
Entre 2004, ano em que a Domus Social foi instituída, e 2024, decorreram, em paralelo, um conjunto de intensivas e extensivas intervenções, delineadas pelo Município e levadas a cabo pela empresa municipal. Durante este grande ciclo de reabilitação, em média, foram gastos anualmente cerca de 17,5 milhões de euros, num investimento total de quase 350 milhões de euros.
Mas nem só de reabilitação viveram estas duas décadas. A cidade ganhou, entretanto, novos conjuntos habitacionais - como, por exemplo, as Casas da Rainha Dona Leonor, Lapa, Musas e Carvalheiras – agregando, nos dias de hoje, 50 bairros municipais.
Atualmente, a Domus Social permanece comprometida com o crescimento sustentável do Parque de Habitação Pública Municipal e, ao mesmo tempo, com a melhoria das condições de vida dos munícipes.
Uma perspetiva global da distribuição dos bairros municipais na cidade do Porto.