16/12/2020

Distinguido como boa prática social, a Câmara do Porto, através da empresa municipal Domus Social, tem em curso um projeto solidário de intervenção técnica e social direta que visa mapear e atenuar as dificuldades de cidadãos mais velhos que vivem em situação de isolamento nos bairros sociais da cidade. No terreno desde 2017, o projeto “Porto.Importa-se” vai ao encontro de idosos com mais de 75 anos que residem em habitação social do Município, e casais com mais de 75, que se encontrem em situação de isolamento, de um universo de dois mil idosos.


A equipa multidisciplinar do "Porto. Importa-se", composta por técnicos da Domus Social e do Instituto Superior de Serviço Social do Porto, está presentemente a realizar visitar aos idosos residentes no Bairro de Pinheiro Torres.


As visitas caraterizam-se pela realização de um inquérito/conversa alongada que procura proporcionar aos técnicos um melhor conhecimento da realidade de cada um dos idosos abrangidos por este projeto solidário. De forma a acautelar a segurança dos idosos, estas visitas realizam-se respeitando as condições de segurança e as medidas preventivas no contexto da Covid-19.


Através da proximidade estabelecida, a equipa do "Porto. Importa-se" procura identificar, precocemente, potenciais situações de risco, promovendo a ação em detrimento da reação, com evidentes benefícios para a qualidade de vida no dia a dia dos idosos envolvidos.