De sorriso no rosto – apesar de a mobilidade já não ser a mesma –, Virgínia Ferreira Leite completou, no dia 8 de fevereiro, 100 anos de vida, motivo pelo qual recebeu, esta segunda-feira, a visita do presidente da Câmara do Porto, da vereadora da Habitação e de uma comitiva da Domus Social. A inquilina municipal, moradora no bairro das Campinas, mostrou-se surpreendida pelo gesto e agradeceu o carinho.
"Nunca pensei ter a visita do presidente da Câmara", exclamou Virgínia Leite, ao receber, na sua casa, no Bairro das Campinas, Pedro Duarte, que se fez acompanhar pela vereadora da Habitação, Gabriela Queiroz, e por uma comitiva da Domus Social, empresa municipal responsável pelo parque habitacional da cidade.


O presidente da Câmara, que presenteou a aniversariante com um ramo de flores e um cartão comemorativo, fez questão de assinalar presencialmente o aniversário da inquilina municipal, que vive neste bairro da cidade desde a década de 60, morando, atualmente, com o filho e a nora.
Sentada no sofá da sala – onde passa uma grande parte do seu dia – , a moradora do bairro das Campinas partilhou com Pedro Duarte algumas das memórias da sua vida, que foi sempre passada na cidade do Porto.



Virgínia trabalhou na antiga Fábrica Veludo, na zona da Boavista, sendo que, ao mesmo tempo, cuidava de toda a família, tendo, atualmente, dois filhos, seis netos e sete bisnetos. Agora, é a família quem cuida dela, ajudando a conservar 100 anos de memórias e uma vida de vigor.
Fotografias: Andreia Merca