No âmbito do URBiNAT - projeto financiado pelo Horizonte 2020 da União Europeia – vai nascer no Porto um corredor saudável, situado no Parque da Alameda de Cartes, que ligará de forma harmoniosa os espaços entre bairros sociais e zonas degradadas, recorrendo para isso a Soluções Baseadas na Natureza (Nature-Based Solutions).
Este parque, de quatro hectares, e a nova ligação que será criada, pretendem dar melhores condições de vida àqueles que diariamente utilizam este território, através do recurso a soluções baseadas na natureza (como, por exemplo, hortas e florestas urbanas, bacias de retenção, jardins sensoriais), complementadas por iniciativas de caráter educacional, ambiental e socioeconómico.
O URBiNAT é um projeto que se carateriza por implementar uma regeneração urbana inovadora e inclusiva, a partir da co-construção e co-implementação de soluções baseadas na natureza, envolvendo a comunidade local. Trata-se de um projeto de cinco anos financiado pelo Horizonte 2020 da UE, iniciado em 2018 e que terá o seu término em 2023.
A participação da Domus Social na implementação verifica-se, sobretudo, ao nível operativo, auxiliando o Município do Porto, na concretização do conteúdo programático definido.
O projeto tem três cidades líderes, Porto, Nantes (França) e Sofia (Bulgária), que se propõem inovar o espaço público através de soluções baseadas na natureza (NBS), e quatro cidades seguidoras, Siena (Itália), Nova Gorica (Eslovénia), Bruxelas (Bélgica) e Høje-Taastrup (Dinamarca), que replicam conhecimento, conceitos e metodologias URBiNAT.
O processo de criação de soluções para o URBiNAT tem-se pautado por uma visão participativa, em que os diversos parceiros aportam valor aos projetos, partilhando experiências e conhecimento. A próxima paragem deste projeto internacional realizar-se-á em Milão, nos dias 16 e 17 junho, momento em que serão partilhadas as experiências de co-criação das diferentes cidades.