Empreitadas geridas pela Domus Social representam um investimento de cerca de 8 milhões de euros para o Município.
O Município do Porto, através da Domus Social, assinala o final do ano de 2024 com o arranque de duas obras que vão garantir 73 novas habitações ao Parque de Habitação Pública Municipal. As empreitadas de construção nas Eirinhas e de requalificação do Bairro da Tapada representam um valor de investimento de cerca de 8 milhões de euros.
As obras de construção dos edifícios de habitação a custos controlados nas Eirinhas e e de requalificação do Bairro da Tapada, ambos destinados a habitação social, arrancaram este mês, tendo as empreitadas sido adjudicadas por, aproximadamente, 5 e 3 milhões de euros, respetivamente.
Prevê-se que os trabalhos de construção das 48 casas nas Eirinhas estejam concluídos no último trimestre de 2026. Entretanto, a partir do passado dia 19 de novembro, a instalação de uma parte do estaleiro de obra passou a condicionar a baia de estacionamento do lado poente da Rua Gisberta Salce Júnior, entre a Rua das Eirinhas e a Travessa de Gomes Leal.
Construções de 48 casas para arrendamento apoiado nas Eirinhas | Arquiteto José Gigante
Já na zona das Fontaínhas, a obra de requalificação do Bairro da Tapada promove uma reabilitação profunda das áreas habitacionais – contemplando a criação de 25 habitações - bem como o aumento e melhoramento dos espaços comuns deste edificado. Aos atuais moradores do bairro, temporariamente realojados pela Domus Social em habitações municipais, é garantido o direito de regresso, conforme referido pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, por ocasião da sessão de apresentação do projeto. Neste caso, prevê-se que os trabalhos terminem durante o segundo trimestre de 2026.
Requalificação do Bairro da Tapada | Arquiteto André Tavares
Em média, entre 2004 e 2024, o Município do Porto - através da Domus Social – investiu anualmente cerca de 17,5 milhões de euros na requalificação dos bairros da cidade. Nos últimos dez anos, esse investimento aproximou-se dos 200 milhões de euros, um valor que representa, aproximadamente, 58% do montante global aplicado.