Há cerca de 40 anos que Fonte da Moura é casa para Branca Pinho, mas no dia 2 de novembro, este bairro foi cenário de uma celebração inédita para a moradora: o seu 100º aniversário. Na última quinta-feira, a Domus Social participou também na comemoração com uma visita especial encabeçada pelo vereador da Habitação, Pedro Baganha, acompanhado do restante conselho administrativo e trabalhadores da empresa municipal de habitação e manutenção.
“100 anos” lia-se em letras garrafais no postal que dona Branca segurava, enquanto sorria e agradecia o gesto da Domus Social por esta visita tão especial. E quando questionada sobre o segredo para chegar aos cem anos, respondeu sem hesitar: “Não vou revelar!”.
Afinal, como manda o próprio sentido da palavra, um segredo é algo que deve ser guardado a sete chaves. Foi com este sentido de humor e uma doçura rara que abraçou a comitiva, numa manhã que se tornou significativa para todos.
Dona Branca dedicou a vida ao lar e ao hobby da costura, uma paixão refletida na roupa que usou para a ocasião, toda ela feita à mão pela própria. No seu dia-a-dia, encontra no filho – naquele dia, também ele com um colete costurado pela mãe – um porto de abrigo, mantendo, porém, uma enorme independência, ao morar sozinha e ao gerir a sua casa com uma autonomia invejável.
São histórias como a Branca Pinho que trazem vida e cor ao parque de habitação social do Porto, revelando a riqueza das pessoas que o habitam. E a conquista que agora celebra reflete as marcas de um percurso vivido plenamente, traçando um destino que é a aspiração de todos os que procuram uma vida longa e saudável.