“Por dentro as casas são pessoas” é o nome da exposição da Domus Social – com produção e curadoria da fotógrafa Lara Jacinto – que assinala 20 anos da empresa municipal de Manutenção e Habitação do Porto. Para além de um projeto artístico, é uma homenagem aos inquilinos da Domus Social, um retrato íntimo das muitas formas de viver o espaço doméstico e da forma como este espaço se molda a quem o habita.
Com o objetivo de chegar a toda a comunidade, o trabalho fotográfico, inicialmente criado para integrar o livro comemorativo “20 anos a Fazer do Porto Casa”, transpõe as páginas desta publicação para poder ser visitado, até dia 10 de abril, no átrio dos Paços do Concelho.
Numa disposição vertical, que pretende preservar a intimidade do trabalho documental apresentado, o observador é levado num percurso por vinte perfis familiares, social e culturalmente distintos, que retratam a diversidade das famílias que se cruzam nos bairros municipais do Porto.
Sobre a o trabalho artístico
Discreta, atenta e de máquina analógica nas mãos, Lara Jacinta rompe pelos bairros sociais para documentar momentos reais da vida de quem habita estes espaços. O foco está em vinte famílias, com vivências e percursos variados, unidas pela forma como dão significados próprios às suas casas.
Somos presenteados com retratos de famílias monoparentais, casais idosos, moradores isolados, famílias numerosas, casais queer, pessoas mais velhas que partilham casa, entre outras realidades que coabitam o mesmo universo habitacional.
“Abrir a porta destas casas é como entrar num filme do qual perdi o início. A cena desenrola-se num cenário há muito em construção. As personagens movimentam-se com a naturalidade da vida, e eu assisto, atenta.”, explica a fotógrafa.
A exposição “Por dentro as casas são pessoas” está em exibição até dia 10 de abril, e pode ser visitada em dias úteis, entre as 9h e 17h, no átrio dos Paços do Concelho.