Nos bairros do Bom Pastor e Vale Formoso está a decorrer uma operação de requalificação do espaço público, gerida pela Domus Social, com vista à melhoria da qualidade de vida e segurança dos moradores e visitantes. O presidente da Câmara, Pedro Duarte, visitou, na manhã da passada sexta-feira, as obras e garantiu que a intervenção nesta área envolvente é "um bom exemplo daquilo que queremos replicar na cidade", antecipando melhorias similares em outros bairros do Porto já em 2026.
Ao lembrar que ambos os bairros receberam uma intervenção recente no próprio edificado, o presidente da Câmara destacou que a obra em curso "pretende privilegiar o espaço público, para que as pessoas se sintam bem não só quando estão dentro de casa", uma vez que as condições da área envolvente não devem constituir um fator de "exclusão social".
Durante a visita às obras em curso, conduzida pelo Conselho de Administração e pela equipa de Projetos e Obras da Domus Social, Pedro Duarte observou de perto, tal como a vice-presidente da Câmara do Porto, Catarina Araújo, a transformação que está a ser levada a cabo na área adjacente aos bairros do Bom Pastor e Vale Formoso, que representa um investimento municipal na ordem dos 3,2 milhões de euros.


"É uma intervenção que tem alguns propósitos, nomeadamente privilegiar os espaços verdes e de lazer", explicou o autarca, ao revelar que na zona intervencionada – que também será um "espaço de convívio e fruição" – vão nascer "mais 40 árvores do que aquelas que existiam anteriormente".
Além da preocupação com a sustentabilidade, a obra tem como prioridade a reconfiguração e o redesenho dos arruamentos envolventes, bem como a beneficiação dos percursos pedonais e de ligação à envolvente. Prevê, ainda, a construção de vias partilhadas e bolsas de estacionamento no interior do bairro para residentes, bem como a criação de uma zona de "Kiss & Go" na zona da Escola Básica do Bom Pastor.
No âmbito desportivo, está prevista a reconstrução do campo polidesportivo e balneários, tal como a substituição de todas as infraestruturas e iluminação pública, com novas colunas e luminárias mais eficientes (tecnologia LED).


Tudo isto vai permitir a construção de "um espaço que está a ser pensado para se abrir ainda mais, para que as pessoas do bairro se sintam a viver na cidade. Este é um bom exemplo daquilo que queremos replicar", antecipou o presidente, ao revelar que já estão pensados projetos similares a serem executados no próximo ano.
"É possível fazer este tipo de melhorias, que, apesar do investimento, têm um retorno positivo na vida das pessoas e na vida da cidade”, referiu, divulgando que as intervenções em linha de previsão irão decorrer em bairros como o Cerco, Aldoar ou Pasteleira.
O presidente da Câmara esteve ainda no Bairro da Agra do Amial, onde verificou o sucesso de uma requalificação no espaço público terminada em junho do ano passado, cuja execução esteve também a cargo da Domus Social.

