05/02/2026

Tiveram início os trabalhos para a requalificação total do espaço público e infraestruturas do bairro do Monte da Bela, localizado na freguesia de Campanhã. Sob gestão da Domus Social, a empreitada está orçamentada em cerca de três milhões de euros e tem data de conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2027.

 

A intervenção contempla a reorganização dos acessos, passeios e vias do conjunto habitacional em questão, garantindo a acessibilidade universal através de percursos sem barreiras e de um acesso mais facilitado a veículos de emergência.

 

Com o propósito de fortalecer a dinâmica comunitária entre os cerca de 500 inquilinos municipais que ali residem, e de incentivar o uso coletivo, o projeto integra ainda a criação de um jardim e a instalação de um parque infantil, preservando os espaços verdes existentes e formalizando um núcleo de hortas urbanas.

 

Ainda neste âmbito, foi igualmente redesenhado um espaço central que irá favorecer a interação entre a comunidade envolvente e as entidades instaladas no piso térreo do bloco 2 deste bairro, nomeadamente o Centro de Integração Profissional para Surdos e a Associação Desportiva e Recreativa Monte da Bela.

 

Paralelamente, serão também requalificadas as redes públicas de água, saneamento, drenagem e iluminação, de forma a assegurar maior eficiência, segurança e sustentabilidade ambiental.

 

A empreitada de requalificação do espaço público do bairro do Monte da Bela - que surge na sequência da obra de reabilitação da envolvente dos edifícios de habitação do aglomerado - deverá ficar concluída no primeiro trimestre de 2027.

 

Esta é uma das várias intervenções promovidas e programadas pelo Município, através da Domus Social, neste âmbito. São exemplos Agra do Amial (2024), Bom Pastor e Vale Formoso, atualmente em execução, e Pasteleira, cujo concurso público para o projeto do arranjo urbanístico do conjunto habitacional foi lançado em meados de outubro de 2025.