03/02/2026

O rosto é de felicidade. Em pouco tempo desfia memórias da meninice, de quando ficou reformado aos 48 anos (outros tempos), e vários acontecimentos da sua vida. Nasceu muito antes da construção do Bairro das Antas, em Campanhã, onde, atualmente, vive. Na passada sexta-feira, Faustino Pinto celebrou o seu 100.º aniversário e teve a surpresa de receber a visita do presidente da Câmara. 

 

 

"Estou muito feliz", afirma, depois de cumprimentar Pedro Duarte. E começa logo a falar da sua longa vida: "Só sai daqui para fazerem o Bairro [das Antas. No local existia, antes, uma quinta]. Fui para Contumil. Voltei a casar". Ninguém o consegue parar, nem a sua filha: "diz-me sempre que quem manda aqui é ele". 

 

 

 

 

No âmbito da iniciativa da Domus Social que visa assinalar os centenários dos seus inquilinos, o presidente da Câmara, acompanhado da vice-presidente, Catarina Araújo, da vereadora da Habitação, Gabriela Queiroz, e dos administradores da empresa municipal, visitaram, na passada sexta-feira, Faustino Pinto, que recebeu algumas lembranças e um ramo de flores. 

 

 

"Está com a mão fria, mas com o coração quente", assinalou Pedro Duarte, enquanto ouvia histórias de vida do aniversariante. "Nasci nos Carvalhos, mas vim para a Quinta [onde hoje se situa o Bairro das Antas] com um ano de idade", revela. Hoje, Faustino Pinto reside sozinho, contando com o apoio de familiares e dos serviços de apoio domiciliário. 

 

 

Desde 2023, altura em que tiveram início estas visitas comemorativas, este é o décimo inquilino – residente numa habitação municipal afeta ao regime de arrendamento apoiado - a completar um século de vida. "Está numa grande forma. Quem nos dera ter esta memória", assumiu Pedro Duarte. 

 

 

 

 

Fotografias: Andreia Merca