18/04/2023

A Câmara do Porto, através da Domus Social, lançou um concurso público para a reabilitação do Espaço Todos, edifício inserido no Bairro do Cerco, que pretende dotar o local de “melhores condições de habitabilidade e salubridade” para acolher atividades e projetos de desenvolvimento comunitário.

 

O anúncio foi publicado dia 12 de abril em Diário da República pela empresa municipal Domus Social (responsável pela gestão da empreitada) e tem um preço base de 700 mil euros.

 

A empreitada em contratação prevê uma requalificação física completa, que visa requalificar e alterar o edifício existente na Rua Manuel Pinheiro Rocha, em Campanhã. Trata-se de um prédio originalmente projetado e construído para a sede de um clube desportivo e cuja utilização foi descontinuada, sendo atualmente apenas ocupado o piso superior, de forma limitada por insuficiência de condições físicas.

 

A intervenção irá assentar, sobretudo, na melhoria da acessibilidade do edifício e na polivalência e flexibilidade dos espaços, promovendo a multiplicidade de projetos e iniciativas que possam vir ali exercer as suas atividades.

 

Concretamente, no interior, o projeto desenvolvido pelo gabinete de arquitetura Merooficina prevê a criação de um pequeno auditório, para realização de palestras, assembleias e performances, gabinetes, salas de diferentes tipologias para atividades formativas, e diferentes espaços de apoio.

 

Projeto: Merooficina

 

Tendo em vista a melhoria das condições de acessibilidade, está ainda prevista a construção de uma rampa exterior para o piso superior, para além de casas de banho acessíveis. O conforto térmico será também assegurado através do revestimento exterior de tijolo com isolamento na caixa de ar criada, à semelhança da metodologia adotada nas obras de reabilitação realizada no bairro.

 

A requalificação do Espaço Todos propõe-se, assim, a constituir um novo palco para os processos de participação e envolvimento dos moradores nas dinâmicas da cidade.

 

A apresentação das propostas decorre até às 18h00 do 45.º dia a contar da data de envio do anúncio (11 de abril) e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas durante 66 dias.

 

A intervenção está inserida numa candidatura mais ampla do Município à Operação Integrada do Território de Intervenção (PAOITI) AMP - Centro Oriental, que segue os objetivos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza e do Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto (PACD-AMP).

 

Projeto: Merooficina