28/03/2025

Esta quinta-feira, a Domus Social e a Católica Porto Business School reuniram aproximadamente uma centena de pessoas no workshop “Sustentabilidade Regenerativa – do Projeto à Construção.” O evento, realizado no âmbito do INSURE.Hub Innovation in Sustainability and Regeneration, propôs-se a contribuir para um panorama de desenvolvimento urbano cada vez mais sustentável, promovendo a exploração de conceitos, de soluções e de boas práticas. 

 

O Campus Porto da Universidade Católica Portuguesa, foi, esta semana, ponto de encontro para projetistas, arquitetos, empreiteiros de construção e de manutenção, especialistas e cidadãos, em geral, interessados em dar dimensão a uma reflexão conjunta que permita reforçar a presença da sustentabilidade na construção. 

 

A sustentabilidade na construção não pode ser um mero conceito aplicado na fase final de uma obra, ou algures na escolha de algum material. Pelo contrário, deve ser um princípio estruturante desde a conceção do projeto, influenciando cada decisão, dos materiais às técnicas construtivas, equipamentos e sistemas de água e energia.”, sublinhou o vereador dos Pelouros do Urbanismo e Espaço Público e da Habitação, Pedro Baganha, no arranque do evento. 

 

 

Promovido através de uma parceria entre a Domus Social e a Católica Porto Business School, o workshop “Sustentabilidade Regenerativa – do Projeto à Construção” contou, ainda, com palavras de boas-vindas da Pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa para o Campus do Porto, Isabel Braga da Cruz. 

 

A iniciativa, decorrida esta quinta-feira, começou por dar espaço a uma partilha em torno dos conceitos fundamentais da temática em questão, conduzida por António Vasconcelos, co-leader do INSURE.Hub, da Universidade Católica Portuguesa.

 

 

Conceição Mestre, da Cirurgias Urbanas, Miguel Veríssimo, especialista associado do INSURE.Hub, e Olga Feio, coordenadora da Direção de Projetos e Obras da Domus Social, protagonizaram uma conversa sobre a conceção e reabilitação de bairros com base em abordagens sistémicas, moderada por Luís Rochartre, do INSURE.Hub.

 

 

Seguiu-se uma apresentação sobre a estratégia e vaga de regulamentação da União Europeia em matéria de cidades sustentáveis, realizada por Manuel Duarte Pinheiro, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico. O momento serviu de ponto de partida para um diálogo final entre a plateia e Madalena Mariz, da EcoChoice, Gabriela Barbosa, da Agência de Energia do Porto, e Jorge Cristino, autor do livro “A missão das cidades no combate às alterações climáticas” e partner da Get2C. 

 

 

A par do diversificado leque de convidados e especialistas da área da sustentabilidade, marcou presença o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo. O também vereador do Pelouro do Ambiente e Transição Climática partilhou, por sua vez, as diferentes medidas implementadas pelo Município do Porto em matérias descarbonização e neutralidade carbónica, nomeadamente no âmbito do Pacto do Porto para o Clima. 

 

 

O “trabalho conjunto” com as empresas municipais e o compromisso da Domus Social 

 

Filipe Araújo sublinhou a importância deste envolvimento e “trabalho conjunto” com as empresas municipais. 

 

No contexto de atuação da Domus Social, estamos a produzir energia nos bairros municipais”, fez notar o vice-presidente da Câmara do Porto, referindo-se à primeira comunidade de energia renovável da cidade, implementada no Bairro de Agra do Amial.

 

O workshop “Sustentabilidade Regenerativa – do Projeto à Construção” faz, assim, parte de um conjunto de ações que a Domus Social procura concretizar, proativamente, no âmbito do seu propósito: um Porto melhor, mais justo e sustentável, para todos. 

 

De facto, a empresa municipal tem “encarado a sustentabilidade como um valor central da sua atuação”, sendo que “a modernização dos edifícios, a reabilitação sustentável e a implementação de soluções energeticamente eficientes fazem já parte do seu compromisso para um futuro mais verde e resiliente, acrescentou, durante a sessão, o presidente do conselho de administração da Domus Social, Pedro Baganha. 

 

Galeria
Item 1 de 9