09/08/2023

Fruto de uma obra de reabilitação profunda, a Domus Social devolveu ao Centro Histórico da Invicta seis apartamentos destinados a habitação social. O projeto, assinado pela APicarote Arquitectos, incidiu sobre dois prédios do século XIX, localizados na primeira linha do aglomerado urbano histórico da zona de Miragaia.

 

A intervenção consistiu na unificação destes dois edifícios situados nas ruas da Arménia n.º 73/75 e de Miragaia n.º 56/58, permitindo otimizar os espaços e, consequentemente, aumentar a rentabilidade no número de habitações. Durante o processo de reabilitação, a memória e identidade da construção foram preservadas, através da recuperação e réplica dos elementos construtivos e decorativos originais.

 

Desta forma, o edifício renovado passou a disponibilizar três tipologias de apartamento. No rés-do-chão e 1º andar, dispõe agora de um T0 e três T1. No 2º andar, devido ao desnivelamento das cérceas (altura) existentes entre os prédios, as duas habitações foram convertidas em dois T2 duplex.

 

 

A caixa de escadas e o elevador foram estrategicamente posicionados como elementos centrais de ligação do edifício, permitindo a distribuição de uma habitação em cada fachada da rua, privilegiando as áreas das salas e quartos. As zonas de serviços, tais como cozinhas e banhos, ficaram posicionadas no interior do prédio com aproveitamento das aberturas para a viela. 

 

 

Já nas fachadas, para além do azulejo, salta à vista a alvenaria de pedra granítica, bem patente nas orlas dos vãos, nas varandas salientes, nas cornijas, apoiadas sobre robustas arcadas graníticas, e ainda pela geometria dos telhados inclinados com remates em telha de beiral.

 

A Domus Social tem desempenhado um papel importante na reabilitação de edifícios dispersos, onde vivem, atualmente, mais de 550 inquilinos da empresa municipal, dos quais cerca de 400 moram no Centro Histórico da cidade. A estratégia do Município do Porto passa por aumentar este número, com novos projetos já em desenvolvimento.

Galeria
Item 1 de 9