20/09/2023

No âmbito do intercâmbio internacional do Município do Porto, uma comitiva da Moldávia visitou, esta segunda-feira, as instalações da Domus Social, para conhecer a política de habitação municipal para o arrendamento apoiado. Houve ainda tempo para uma visita ao bairro do Lagarteiro e São João de Deus, dois exemplos distintos do parque habitacional gerido pela empresa.  

 

A delegação foi recebida pelo Conselho de Administração da Domus Social, liderado pelo vereador da habitação, Pedro Baganha, juntamente com a vice-presidente da empresa municipal, Filipa Melo, e João Sendim.  

 

A equipa da Domus Social fez um enquadramento sobre os traços principais da atividade da empresa, incluindo o modelo de gestão, âmbito de atuação, regulamento interno, projetos sociais e outros métodos e modelos de trabalho. 

 

Seguiu-se uma visita às instalações, com destaque para o Gabinete do Inquilino Municipal – GIM, o coração da Domus Social, onde são realizados, em média, cerca de 300 atendimentos por dia. Uma paragem obrigatória para entender como a empresa municipal de habitação do Porto interage, diariamente, com os seus inquilinos. 

 

 

 

O encontro terminou com uma visita aos bairros do Lagarteiro e São João de Deus, onde puderam não só explorar as características arquitetónicas e os traços demográficas desses bairros, mas também observar de perto as intervenções realizadas nos edifícios e espaços públicos. Dois exemplos tangíveis do trabalho que é realizado, diariamente, pelas equipas da Domus Social. 

Galeria
Item 1 de 11