03/06/2024

No dia 8 de junho, às 16h, um grupo de crianças e jovens da freguesia de Campanhã vai apresentar, na Praça D. João I, o espetáculo final da primeira residência artística enquadrada no projeto “Querido Planeta Azul”. A iniciativa, promovida pela Domus Social e pelo Balleteatro, cruza diferentes áreas artísticas: a escrita, o canto, a dança, o teatro e a música. A entrada no espetáculo é gratuita.

 

Numa das principais praças da invicta, o “Querido Planeta Azul” reúne artistas e jovens, entre os 12 os 17 anos, num espetáculo que convida a uma reflexão sobre temas e desafios da atualidade e, também, a uma celebração da casa comum, o planeta Terra. Com direção artística de Isabel Barros e produção do Balleteatro, o espetáculo dá, também, palco às competências artísticas das novas gerações da cidade.

 

O projeto “Querido Planeta Azul” contempla a realização de três residências artísticas junto das comunidades desfavorecidas da freguesia de Campanhã, cada uma com duração de seis meses. O culminar de cada residência, e de todas as aprendizagens realizadas, acontece na apresentação pública de um espetáculo final, no qual todos os alunos são envolvidos no processo de produção.

 

No dia 8 de junho, às 16h, na Praça D. João I, irá decorrer a apresentação final da primeira residência artística programada, concretizada entre janeiro e junho deste ano. Para além do espetáculo final, com acesso gratuito, o resultado de cada residência artística estende-se a: seis músicas, um teaser e um videoclipe. 

 

A cada residência, a curiosidade dos alunos é despertada em relação a diferentes áreas artísticas, tendo, cada um, a oportunidade de participar em oficinas de escrita criativa, de canto, de movimento, de composição musical e de criação.  

 

Em parceria com o Centro Juvenil de Campanhã e a Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto, esta iniciativa pretende, ainda, promover a integração dos jovens no seio das suas comunidades e, tal como o nome deixa adivinhar, sensibilizar os participantes para a necessidade da valorização dos recursos do planeta.

 

Assim, arte e cultura juntam-se para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis no que diz respeito a temáticas como as alterações climáticas, a proteção da biodiversidade e a adoção de estilos de vida mais positivos, ecológicos e sustentáveis.

 

O projeto “Querido Planeta Azul” é promovido pela Domus Social, empresa municipal responsável pela gestão do parque habitacional do Município do Porto, e pelo Balleateatro. A iniciativa é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e surge no âmbito dos Planos de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção (PAOITI).

 

Ficha Artística 

Direção Artística: Isabel Barros 

Equipa Artística: Alberto Lopes, Carlos Silva, Jorge Queijo, Nuria Palma, Sónia Cunha e músicos convidados  

Assistente do Projeto: Lúcia Ribeiro  

Produção: Balleteatro / Tiago Oliveira  

Participantes: Afonso Dias, Ana Carolina Gouveia, Anna Brito, Beatriz Freitas, Beatriz Lopes, Beatriz Sousa, Daniela Monteiro, Dionísia Maia, Érica Guedes, Gabriel Bunga, Gabriel Vega, Gabriela Cunha, Íris Costa, João Magalhães, Lara Gonçalves, Lara Monteiro, Lia Ramos, Mafalda Silva, Maria João Moreira, Mariana Peixoto, Mariana Pinto, Marta Sousa, Mauro Ribeiro, Victor Castro 

Parceiros: Centro Juvenil de Campanhã e Escola Básica e Secundária Cerco do Porto