26/07/2024

Estão escolhidas as três vencedoras da 2.ª edição da "Melhor Entrada", concurso lançado pela empresa municipal Domus Social, com o objetivo de premiar e valorizar o sentido de comunidade e valorização dos espaços comuns dos inquilinos do parque de habitação social do Município do Porto. 

 

O pódio foi definido por um júri de honra composto por Pedro Baganha, vereador dos Pelouros do Urbanismo, Espaço Público e Habitação, e Pedro Abrunhosa, pela sua profunda ligação à cidade do Porto e pelo seu reconhecido compromisso com iniciativas que promovem a cultura e o bem-estar da comunidade portuense. O painel de jurados contou ainda com a participação de Joana Monteiro, diretora do departamento jurídico da Domus Social.

 

Assim, os grandes vencedores da 2ª edição do concurso são:

  • Carvalhido: Bloco A;
  • Campinas: Bloco 31, entrada 52;
  • Lordelo: Bloco 14, entrada 56.

 

Previamente, as equipas da empresa municipal já tinham realizado uma avaliação profunda no terreno, considerando os critérios estipulados no Regulamento do concurso. Entre eles, a limpeza e organização do espaço de uso coletivo, o estado de conservação das partes comuns e o cumprimento das regras das zonas comuns.

 

Contaram ainda para decisão, as cartas de motivação redigidas pelos Gestores das entradas finalistas.

 

Programa ConDomus: valorização e conservação dos espaços comuns

 

A iniciativa surge no âmbito do progama ConDomus, criado em 2008 pela Domus Social, cujo objetivo é a organização das entradas dos edifícios públicos, aproximando-se daquilo que acontece num condomínio.

 

O programa define responsabilidades individuais e coletivas e nomeia um representante, entre os inquilinos de cada entrada, o Gestor de Entrada, que fica responsável pela comunicação entre os moradores do edifício e a Domus Social. Atualmente, o Condomus já se encontra implementado em 44 dos 50 bairros municipais, abrangendo 1066 entradas com gestores eleitos.