28/11/2024

Esta terça-feira, a Domus Social promoveu uma reunião com os inquilinos do bairro do Bom Sucesso no âmbito da obra de reabilitação que está a decorrer neste aglomerado habitacional. A sessão, convocada em resposta a um pedido dos moradores, procurou esclarecer questões relacionadas com o planeamento, execução e evolução dos trabalhos.  

 

O momento que reuniu, esta terça-feira, os inquilinos das frações municipais do bairro do Bom Sucesso no auditório da junta de freguesia de Massarelos, decorreu no seguimento de um pedido apresentado à Domus Social por parte de alguns destes moradores. O apelo, ao qual a empresa municipal deu, assim, resposta, surgiu no âmbito do processo de reabilitação profunda em curso no aglomerado habitacional.  

 

Conduzida pelo Conselho de Administração da Domus Social, presidido pelo vereador da Habitação, Pedro Baganha, a reunião contou com a presença de representantes das empresas responsáveis pela execução da empreitada e pela fiscalização da obra.  

 

Durante a sessão, a comitiva esclareceu todas as dúvidas dos presentes relativamente aos trabalhos em execução e aos trabalhos que vão ainda ser executados no bairro, informando acerca dos respetivos processos e prazos calendarizados.  

 

“Estamos a estudar, juntamente com o empreiteiro, a entidade de fiscalização e o projetista, a melhor forma de minimizar quaisquer constrangimentos que possam surgir para os nossos inquilinos”, sublinhou Filipa Melo, vice-presidente do Conselho de Administração da Domus Social, no seguimento de uma questão relativa à substituição dos tetos das habitações dos pisos superiores de cada bloco, contemplada no âmbito da intervenção estrutural programada para todas as coberturas.  

 

Relativamente a uma possível intervenção no espaço público, Pedro Baganha, explicou que “primeiro, intervencionamos as casas, onde moram as pessoas”. O vereador da Habitação da Câmara Municipal do Porto esclareceu que, à semelhança da lógica seguida para outros bairros municipais da cidade, este é o processo habitual e que esse será um projeto a contemplar no futuro.  

 

No final da reunião, a Domus Social reiterou disponibilidade para agendar outras sessões de esclarecimento com os inquilinos em questão, se se verificar ser necessário.  

 

A obra de reabilitação do bairro do Bom Sucesso, orçamentada em mais de 6,8 milhões de euros – dos quais cerca de 4 milhões são assegurados, proporcionalmente, pelo Município do Porto para a reabilitação das frações municipais - arrancou, gradualmente, no primeiro trimestre deste ano. Os trabalhos têm término previsto para o terceiro trimestre de 2026. 

 

Recorde-se que o Bom Sucesso, situado da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, integra 84 frações geridas pela Domus Social e 44 de propriedade privada. Não sendo proprietário da totalidade dos edifícios, a Câmara Municipal do Porto conseguiu viabilizar a reabilitação profunda do aglomerado habitacional através da constituição formal de condomínios nos seis blocos do bairro. Desta forma, a execução e orçamento das obras necessárias puderam ser aprovados, nas respetivas assembleias, e a empreitada concretizada.