03/07/2024

Foi publicado ontem, em Diário da República, o concurso público para contratação da empreitada que vai requalificar o espaço público dos bairros do Bom Pastor e de Vale Formoso. Orçamentada em cerca de 3,2 milhões de euros, a obra vai abranger uma área total de cerca de 25 mil m2, prevendo-se que os trabalhos de intervenção arranquem no segundo semestre deste ano.

 

A empreitada de requalificação do espaço público do Bom Pastor e de Vale Formoso vai permitir requalificar todo o espaço público e respetivas infraestruturas destes dois aglomerados habitacionais, bem como os equipamentos aí instalados, nomeadamente, o campo de jogos e os balneários.

 

O projeto do Arquiteto Luís Correia contempla, também, a criação de diversas zonas de estar com características distintas e propósitos específicos.

 

Em particular, a instalação de uma zona de estar na parte sudoeste do bairro vai permitir reativar uma área que se encontra atualmente abandonada. A sua localização, o mobiliário urbano e a introdução de uma estrutura de sombreamento vão conjugar-se para criar um espaço de conforto que promova o convívio entre diferentes gerações de moradores.

 

Esta obra, que prevê, ainda, 190 lugares de estacionamento e a plantação de 47 novas árvores, vai impactar positivamente a qualidade de vida de mais de 800 pessoas: pelo menos, 679 residentes do Bairro do Bom Pastor e 140 residentes do Bairro de Vale Formoso, abrangendo, também, os utentes da escola EB1 do Bom Pastor.

 

Neste momento, o espaço público destes dois aglomerados do Parque de Habitação Pública do Município do Porto não oferece zonas de estar que convidem à permanência e à convivência dos inquilinos. Na sua maioria, o espaço exterior é destinado a zonas de estacionamento ou funciona como zona de atravessamento, não sendo evidente a distinção entre espaços viários e pedonais.

 

A requalificação do espaço público dos bairros do Bom Pastor e de Vale Formoso é, à semelhança da requalificação do espaço público de Agra do Amial, uma das várias intervenções programadas pela Domus Social neste âmbito.

 

Fotografia: João Ferrand