15/05/2023

Desde o seu arranque, em março de 2022, o ciclo de visitas da comitiva da Domus Social pelos bairros do Porto tem-se revelado num roteiro rico e ambicioso que tem permitido percorrer e conhecer, de ponta a ponta, todo o parque de habitação pública municipal da cidade.

 

Na semana passada, foi pelas ruas do Centro Histórico que andou o grupo liderado pelo vereador da Habitação, Pedro Baganha, para novos avanços neste ciclo que já se aproxima da reta final. Nuno Cruz, presidente da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, acompanhou a comitiva da Domus Social numa tarde que se revelou bem preenchida.

 

O ponto de partida foi na Rua das Carvalheiras, para visitar um edifício que, desde as obras de reabilitação integral, realizadas em 2021, é um exemplo para a habitação apoiada do século XXI.

 

Este complexo habitacional da Domus Social foi um dos cinco finalistas dos “Prémios Forma 2022 - Prémios Nacionais de Arquitetura”, na categoria de Habitação Coletiva (Pública ou Privada). O empreendimento projetado pelo coletivo portuense de arquitetura PARQUR é composto por seis fogos T1 e um T3, que permitiram alojar sete famílias do município em regime de renda apoiada.

 

O edifício conta ainda com uma zona de arrecadação, um parque interno para bicicletas, painéis de energia solar e pavimentos em cortiça.

 

 

Terminada a visita às Carvalheiras, a comitiva seguiu em direção ao cimo daquela rua, para visitar o agrupamento habitacional da Fontinha. Construído em 2001, vivem no local 58 pessoas. Durante a visita, foi possível conversar com alguns moradores e conhecer melhor a vida neste bairro.

 

 

A partilhar vizinhança com a Fontinha, encontramos o pitoresco bairro das Musas. Um edifício forrado a azulejo português reabilitado em 2017. Lugar onde 15 famílias compartilham não só a mesma morada, mas também um forte sentido de comunidade, como torna evidente Romeu, o gato conhecido por todos que ali moram e que anda de casa em casa a tentar a sua sorte no petisco da tarde.

 

 

Após uma curta caminhada pela baixa da cidade, o grupo visitou ainda a Ilha do Bonjardim, uma referência no que diz respeito a novas formas de arquitetura que contrapõem o modelo clássico de habitação das ilhas do Porto, graças às obras de reabilitação realizadas em 2019.

 

Entre jardins, zonas de estar e grandes entradas de luz, foi com charme que esta ilha recebeu a comitiva da Domus Social, que segue agora rumo a novas paragens.