02/02/2023

A obra da empresa municipal Domus Social na Rua Infante D. Henrique nº 103 e nº107, projetada pelo gabinete de arquitetura portuense, André Tavares, foi distinguida com uma Menção Honrosa nos Prémios Nuno Teotónio Pereira, do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana - IHRU. A empreitada realizada pela Expoentinédito, ao abrigo do Programa municipal de Reabilitação de Edifícios Habitacionais da Zona Histórica do Porto, representa mais um passo em frente na requalificação de edifícios antigos para uso residencial, que neste caso transitaram para o regime de renda acessível.


No desenho do projeto, dada a reduzida área de implantação das construções, optou-se por considerar os dois prédios como um só, otimizando a área bruta disponível. Durante este processo, “o respeito pela época da construção e carácter próprio dos edifícios foram linhas orientadoras do projeto que primou pela utilização de materiais e técnicas construtivas compatíveis e coerentes com o momento histórico e especificidades dos edifícios”, explica o arquiteto André Tavares. Por fora, a identidade de cada edifício foi preservada, enquadrando-se com naturalidade no Centro Histórico portuense.


O Prémio Nuno Teotónio Pereira, o mais antigo no setor da habitação, visa a atribuição de distinções de prestígio em duas vertentes: a de reabilitação urbana e a de trabalhos de produção científica que contribuem para o desenvolvimento do setor. A presente edição registou 55 candidaturas a concurso, 45 na vertente de Reabilitação Urbana, categoria onde a obra do Município do Porto foi distinguida.


A cerimónia de entrega das distinções decorreu esta segunda-feira, dia 30, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, e contou com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues e a Presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, Isabel Dias.


Fotografia: Arménio Teixeira

Galeria
Item 1 de 8