26/01/2023

Os jovens dos bairros de Lordelo, Pasteleira, Ramalde, Falcão, Contumil, Fontainhas, Viso, Cerco, Lagarteiro e Aldoar entraram no mundo das artes plásticas pela mão do Espaço t e vão agora expor os seus primeiros trabalhos nas “Galerias Comunitárias” criadas em cada um daqueles espaços. A exposição - “Afetos e Reflexos” – pode ser visitada até 17 de março.


“Como é a tua escola?”. Dezenas de desenhos dos alunos da Escola Básica do Falcão ocupam as paredes da Galeria Comunitária do Falcão, a primeira a receber os resultados dos ateliers semanais de artes plásticas desenvolvidos naqueles dez bairros da cidade.


“O trabalho que vemos nestas galerias é merecedor de aplauso. Mais do que simples peças de arte, estas obras são mensageiras de um enorme sentimento de pertença e coletividade que tão bem caracteriza estas crianças e jovens”, afirma o vereador Pedro Baganha, que marcou presença na abertura da exposição, destacando o “espírito de comunidade que se vive não só neste, como nos bairros circundantes”.


Ao levar a arte a estes territórios, criada pelo jovens que lá vivem, as “Galerias Comunitárias” propõem-se a criar um roteiro cultural emergente, que procura aproximar a cidade aos bairros e às suas gentes. Ao mesmo tempo, o Espaço t procura sensibilizar as crianças e jovens para um pensamento mais crítico e participativo.


O presidente do Espaço t, Jorge Oliveira, assume que “estamos muito orgulhosos por contribuir para que o Porto tenha uma oferta cultural que espelhe as vivências e emoções dos seus moradores, e que dilua quem somos numa construção coletiva e colaborativa, onde todos importam”.


O projeto Galerias Comunitárias é cofinanciado pelo POISE e pelo Fundo Social Europeu, através da Portugal Inovação Social, e conta com o investimento social da Câmara do Porto, através da Domus Social, e da Fundação Belmiro de Azevedo.

Galeria
Item 1 de 17