29/05/2023

O parque de habitação pública do Porto foi matéria de estudo para um grupo de estudantes internacionais de arquitetura, provenientes da Grécia, Espanha, Polónia e Roménia. Numa visita conduzida por técnicos da Domus Social aos bairros do Lagarteiro, Falcão e Monte da Bela, abordou-se a importância do espaço público na qualidade de vida nas cidades.

 

No âmbito do segundo programa intensivo integrado no projeto “Direito à Cidade”, um grupo de estudantes, professores e parceiros internacionais foi desafiado a participar num conjunto de conferências, exibição de filmes, workshops e visitas de campo, sobre o tema “Common Space”, à luz de três eixos: Natureza Urbana, Arte Urbana e Violência Urbana.

 

 

 

A iniciativa, que se insere no Programa Erasmus +, é coordenado pela Universidade Lusófona, com o apoio da Domus Social. A segunda edição do Blended Intensive Program (BIP) procurou suscitar a reflexão sobre o modo como a qualidade de vida está diretamente relacionada com a forma como se vivenciam e experienciam os espaços comuns nas cidades.

 

O percurso pelos bairros do Porto teve como objetivo materializar os temas abordados neste programa, com foco na envolvente exterior dos edifícios municipais, na ótica da natureza urbana (espontânea ou planeada) e da arte urbana (informal ou com curadoria). A equipa da Domus Social conduziu a visita com o propósito, não só de fornecer uma visão geral de cada bairro, mas também de orientar as discussões e reflexões dos estudantes que foram surgindo ao longo do percurso.

Galeria
Item 1 de 11