26/04/2023

A oferta de habitação em arrendamento apoiado no Centro Histórico tem agora mais dois fogos, após a conclusão da reabilitação de um edifício devoluto, pela empresa Domus Social, na Rua Doutor Barbosa de Castro. O projeto é do gabinete de arquitetura Parqur.

 

Em concreto, o edifício originalmente composto por várias frações habitacionais, cujas áreas não cumpriam os requisitos mínimos de habitabilidade, passou a contemplar dois apartamentos: um T2 duplex instalado no 1º e 2º piso, e um T0 com Mezanino, instalado no 3º e 4º pisos. No piso 0, passou a existir um espaço de utilização comum às duas frações, composto por arrumos e lavandaria.

 

 

 

Dado o avançado estado de degradação dos elementos estruturais, foi necessário proceder à demolição integral do interior existente, dando origem a uma nova ocupação adequada à área disponível. Para isso, a intervenção assentou, fundamentalmente, na redefinição do desenho do espaço interior do edifício, num diálogo entre o respeito patrimonial e o desenho dos espaços habitacionais.

 

Com este projeto, o gabinete de arquitetura, em articulação com a Domus Social, procurou contribuir para a abertura de novos modos de pensar a habitação social no contexto dos edifícios devolutos que pontuam a cidade do Porto.

 

Galeria
Item 1 de 11