Ocupação dos fogos, alterações no agregado familiar, pedidos de reavaliação de renda, pagamento de renda por débito em conta, ou transferência de habitação. Como pode contactar-nos?

Através da Linha de Atendimento 228 330 000, pelo email geral@domussocial.pt, ou ainda por carta enviada ao cuidado da Domus Social para a morada: Rua Monte dos Burgos, 12, 4240-309 Porto


Quais são os pedidos/reclamações que devem ser feitos para a Linha de Apoio Técnico (LAT) - 228 330 000?

O inquilino deverá contactar a Linha de Apoio Técnico para pedidos de reparação da sua própria habitação e das zonas comuns, no caso de não existir um gestor para a sua entrada.


Como agendar um atendimento presencial no Gabinete do Inquilino Municipal?

Se pretender ser atendido presencialmente no Gabinete do Inquilino Municipal, que foi completamente renovado e está mais funcional e acolhedor, pode agendar a sua visita. Os seus assuntos serão tratados, à hora marcada e com todas as condições de segurança, de 2.ª a 6.ª, das 8h30 às 17h30. Agende o atendimento através do telefone Telefone: (+351) 228 330 000 ou do email gim@domussocial.pt.


Quais são as patologias/anomalias existentes numa habitação, cuja reparação pode e deve ser reclamada junto da Domus Social, EM?

A Domus Social, EM procede à reparação das seguintes patologias/anomalias:

- Desobstrução da rede de saneamento;

- Fugas nas redes de abastecimento de águas e esgotos;

- Pinturas de tetos ou paredes devido a danos provocados por infiltrações pela cobertura ou fachadas;

- Reparação de caixilharias desde que não resultem de mau uso;

- Reparação de portas de entrada;

- Reparação de instalações elétricas.


Os tetos e paredes da minha habitação apresentam manchas negras, o que devo fazer?

Normalmente este tipo de ocorrência deve-se a condensações, fenómeno que se verifica devido ao encontro de ar saturado de humidade com um suporte frio. Para evitar este tipo de ocorrência deve ventilar a habitação e aquecer a mesma.


A humidade é um dos maiores problemas que afeta as habitações, em que casos pode a Domus Social, EM proceder à correção dos danos provocados por este tipo de ocorrência?

Grande parte das patologias está relacionada com a humidade, sendo a sua ocorrência provocada essencialmente pelos seguintes fatores:

- Humidade por capilaridade: originado pela humidade do solo que, por capilaridade, sobe até atingir as paredes;

- Humidade proveniente de infiltrações: problemas relacionados com impermeabilização defeituosa ou danificada;

- Humidade originada por fatores acidentais: situações decorrentes do uso, defeito de execução e dos materiais empregues, roturas de canalizações, obstrução de caleiras, algerozes ou tubos de queda de recolha das águas pluviais;

- Humidade originada por condensações: fenómeno devido ao encontro de ar saturado de humidade com um suporte frio.

A Domus Social, EM procede à correção dos danos provocados pela humidade com exceção dos que tiverem como origem condensações, dado que este tipo de ocorrência pode e deve ser atenuado pelos inquilinos, ventilando e aquecendo as suas habitações.


Pretendo substituir a banheira da casa de banho por uma base de chuveiro, o que devo fazer?

Deve sempre solicitar a devida autorização à Domus Social, EM, que depois de analisado o pedido poderá autorizar, desde que a substituição seja acompanhada e fiscalizada pelos técnicos da Domus Social, EM.